16/03/2007

Eternal Bond Post

Depois de algum tempo a gerir o blog tenho-me deparado com o desafio de tentar construir um blog cada vez mais atractivo e que faça com que as pessoas sintam a curiosidade de cá voltar sem ter que estar constantemente a chateá-las no msn e hi5! Lol Além disso, sentia a necessidade de ter conteúdos exclusivos que pudessem ser vistos apenas aqui! Nesse sentido lembrei-me de incluir entrevistas a pessoas ligadas à cena Hardcore (bandas/organizadores de eventos/promotores/etc)! Para começar, que melhor maneira do que fazê-lo com um amigo e a falar sobre uma banda de que gostamos! Assim sendo, falei com o Leo, um dos vocalistas da Banda Eternal Bond, que mostrou total disponibilidade para me ajudar nesta iniciativa! O resultado fica aqui, em exclusivo para o Blog 4TheKids, onde podem deixar as vossas impressões, em conjunto com a música da semana (que vem mais cedo esta semana para acompanhar a entrevista) que é também ela uma música do anterior registo dos Eternal Bond!

A ENTREVISTA

4TheKids: Hey Leo! Antes de mais obrigado por teres aceite o convite e deixa-me adiantar que é uma honra poder estrear este espaço das entrevistas contigo, que já conheço há algum tempo, e a falar do "teu" projecto: Os Eternal Bond! E assim sendo, que melhor maneira de começares senão dizendo-nos quem são os Eternal Bond ...

Leo_sxe: Antes de responder quero agradecer por me teres escolhido como a pessoa a inaugurar este espaço, significa imenso para mim, acredita! Ora, começando com a tua pergunta: Eternal Bond é uma banda de Lisboa, andamos por cá desde 2004, tocamos o que se pode chamar de um Hardcore New School e a mais recente formação é: Pedro Kizomba - voz, Eu (Leandro) - voz, João - guitarra, Filipe - baixo, Sandro - guitarra e Pedro Pissarra - bateria. Somos uma cambada de putos crescidos a fazer uma coisa que adoramos!

4TheKids: Esta pode parecer uma pergunta um pouco clichet, mas tenho que a fazer! Para mim que vos conheço é fácil perceber o porquê do nome da banda, mas para quem está a ler que nunca ouviu falar de vocês, explica aí o porquê do nome Eternal Bond!

Leo_sxe: É engraçado porque até há pouco tempo alguns elementos da banda não sabiam o porque do nome ahahah andava eu à procura dum nome para a banda quando meto um Cd de Racial Abuse a tocar e me deparo com uma musica chamada Eternal Bond que falava de amizade. Ora, uma das coisas mais importante para nós na banda é o sentimento que temos uns com os outros, a amizade que se pode considerar uma família, então decidi chamar-lhe Eternal Bond e na altura todos concordaram! Podemos dizer que foi um momento bonito! ahahah


4TheKids: Depois de uma pausa e de algumas mudanças na formação da banda sei que estão agora a gravar um novo álbum! Já podes adiantar um nome? E já agora o que podemos esperar deste novo álbum e desta nova formação?

Leo_sxe: O novo álbum vai se chamar CONVICTIONS, vai sair numa editora independente Japonesa e vai ter distribuição Japonesa mas também Europeia! Pensamos que assim se vão abrir várias portas para tocarmos cada vez mais longe do nosso país, o que é sempre bom! Regravámos uns temas antigos, fizemos mais umas quantas músicas novas, o resultado são 8 músicas com Hardcore não só rápido como partes de mosh pesadas e vozes gritadas! Digamos que é uma mistura de Madball com Kickback e Sworn Enemy... Vai ser uma coisa um pouco diferente do que se está habituado a ouvir em Portugal e muito graças a esta nova formação! Saíu o nosso primeiro baterista, o André, que continua a ser parte integrante da nossa crew e um grande amigo e entrou o Pedro que veio dar uma nova força e uns pormenores brutais. O Nuno João, mais conhecido como Bolo (Baixista em Devil In Me) também saiu, mas continua na nossa crew como sempre, e entrou o Filipe para o baixo e o Sandro passou para a segunda guitarra! Entramos em 2007 cheios de empenho e força para conquistarmos os palcos, por assim dizer!

4TheKids: Uma cena que eu tento sempre passar ao pessoal com quem falo que não estão por dentro do Hardcore é a importância das mensagens nas músicas... mais do que falar do amorzinho e dessas cenas todas, fala das cenas que nos afectam diariamente... os Eternal Bond também seguem essa filosofia?

Leo_sxe: Nada melhor para escrever uma musica do que relatar o que se passou/passa na nossa vida! Quantas vezes já dei por mim a olhar para letras de outras pessoas e a ver-me naquela situação! Dá-me mais força saber que houve pessoas que passaram pelas mesmas coisas, sejam elas boas ou más! Eu, pessoalmente, não tenho jeito para escrever sobre coisas sobre as quais não passo ou passei e daí as letras deste álbum falarem um pouco da nossa realidade como banda e também pessoal! Claro que também se deve dar valor a canções do amorzinho ou outro qualquer assunto, desde que esta seja bem escrita, mas também não estou a ver uma musica do amorzinho inserida na musicalidade de xEBx... mas quem sabe, um dia se calhar, ou até já neste álbum, não surja algo parecido! ;)

4TheKids: Vocês já cá andam há uns anitos, tu pessoalmente já andas nestas lides há bastante tempo. Pessoalmente, como é que vês o Hardcore em Portugal agora quando comparado quando começaste a ir a shows, por exemplo?

Leo_sxe: Quando penso que não comecei a ir a shows há muito tempo, penso que o ano 2000 já foi há 7 anos e vejo que realmente já passaram mais do que uns meses! É assustador!!! Ao longo da nossa vida vamos vendo as coisas de maneira diferente, faz parte da nossa evolução e crescimento pessoal. No início para mim era um mundo novo, logo achava tudo magnífico, até as picardias que havia! Agora que estou mais dentro da cena, continuo a achar que é o melhor "sitio" do mundo, mas que não é perfeito como eu o pintava e que podia ser bem melhor do que é se não houvessem tantas guerrinhas estúpidas só por haver diferentes opiniões! Hey, não sou uma pessoa tolerante, aliás, sigo a norma "narrow kids with narrow minds", mas também se ninguém me chatear, não chateio ninguém, o que hoje em dia é difícil acontecer porque, não sei porquê, há sempre alguém a tentar passar-nos a perna ou a tentar ser mais que nós e contra isso acho que ninguém se deve calar! Mas, falando do antigamente, via muito mais empenho antes, era lindo entrar num sítio minúsculo que era a Kasa Ocupada e ver o pátio cheio de bancas com discos e zines, livros e merch de bandas, comida... sei lá, tudo um pouco! Toda a gente fazia uma banda, todos tinham uma banca... hoje em dia ninguem faz nada, á parte de umas quantas pessoas que se podem contar pelas mãos, os outros preocupam-se mais em bater na pessoa do lado e mostrar o novo "move" de dança ou beber não sei quantas cervejas ou fumar não sei quantas ganzas! Que saudades tenho de ler uma boa zine e ir a um concerto cheio de bom feeling! Como dizia Death Threat: Hardcore stage dives, high-fives!

4TheKids: Sei que vão fazer agora uma mini tour para divulgarem o álbum que está por vir, quando e onde é que os vamos poder ver num palco perto de nós?

Leo_sxe: No próximo dia 24 tocamos em Setúbal no IPJ, é um Benefit, logo penso que toda a gente devia ir! Em relação à mini-tour, as coisas já não vão ser como queremos infelizmente, ás vezes há tanta oferta que se geram confusões e perdemos oportunidades! Tocamos dia 31 de Março em Coimbra e no dia a seguir, dia 1 de Abril, no Porto! É uma mini-tour em que vamos abrir para os nossos grandes amigos de Vigo OFENSIVA, que vêm a Portugal pela primeira vez! Vão tocar mais bandas, mas ainda estão alguns pormenores por acertar!

4TheKids:Bem, para finalizar, vou-te só pedir que deixes aqui uma dica para os miúdos que estão agora a começar a ouvir Hardcore e a ir a concertos! Assim uma coisa em jeito de conselho...

Leo_sxe: A minha dica é que sejam vocês mesmos, não se deixem influenciar pelos outros só porque acham fixe! Vão a concertos, curtam da maneira que querem e vos apetecer, não fiquem desiludidos se um concerto não for nada de mais, o próximo irá sempre ser melhor! O Hardcore vive através da informação, leiam zines, fanzines e webzines como esta, informem-se sobre as bandas, sobre os concertos, sobre o que se passa dentro do Hardcore desde o straight edge passando pelo vegetarianismo, tudo! Uma coisa que o straight edge me ensinou é que devemos controlar a nossa própria vida e não deixar que nada a afecte, seja física ou psicologicamente! Sejam vocês mesmo! Os melhores momentos da minha vida vivi-os por causa do Hardcore, aproveitem! Ah, e vão a concerto de Eternal Bond e dancem violentamente, isso é que se quer ver ahahah

Obrigadão por esta oportunidade, um abração para ti e vamo-nos vendo por aí. ;)

4TheKids: Obrigado pelo teu tempo e boa sorte com o novo trabalho! Vemo-nos por aí nos concertos!